Pular para o conteúdo principal

Melancia



                De origem africana e proveniente do deserto de Kalahari, localizado no sul da África, com cerca de 900.000 km² distribuídos por Botswana, Namíbia e África do Sul, teve seu primeiro registro de colheita há cerca de 5.000 anos no Egito. Foi trazida ao Brasil por escravos bantos e sudaneses e desde então se espalhou por todos os países através do mar mediterrâneo. Hoje é a fruta mais consumida no mundo.
                Além de ser uma deliciosa e refrescante pedida para o verão, a melancia possui diversos benefícios para a sua saúde e não contém nenhuma gordura ou colesterol – o que a torna ideal para uma dieta saudável. A fruta tem a sua polpa avermelhada devido à presença do licopeno, um antioxidante responsável por regenerar as células do corpo, mantendo a pele jovem.
                Sua composição apresenta vitamina A, que é importante para a saúde ocular no combate à infecção aos glóbulos brancos. Encontra-se também a vitamina B6 ajudando na produção de anticorpos, na formação dos glóbulos vermelhos e ajuda o corpo na assimilação de proteínas. A vitamina C tem o papel de fortalecer o sistema imunológico, agindo também na prevenção da catarata e é ótimo para mulheres grávidas, pois ajuda na formação do bebê e na proteção da mãe durante o período da gravidez.
                 Além de vitaminas, a fruta é rica em potássio, mineral que as células necessitam para manter o equilíbrio de água contida dentro de cada célula. Isso ajuda na prevenção de câimbras musculares. Outra característica: 92% de toda sua polpa é composta por água, por isso, ingeri-la ao natural ou em forma de suco garante a hidratação do corpo.
                Para não ter dúvidas sobre como escolher a fruta, veja abaixo algumas dicas para garantir a melhor qualidade:

  • Busque um formato uniforme: atente-se também para os arranhões, marcas, caroços e bolhas: esses dois últimos podem indicar quantidade irregular de água e luz.
  • Levante-a: o peso dela deve ser maior que seu tamanho, isso indicará que ela está suculenta.
  • Manchas do bem: As manchas localizadas na parte inferior da fruta demonstram que seu amadurecimento foi feito no sol. Se as manchas forem muito escuras ou não existirem, fuja! 
  • Quanto mais fosco, melhor: As brilhantes indicam que a fruta ainda não está madura.

No dia 20 de fevereiro, o quilo da melancia média era comercializado no atacado da CEAGESP a R$1,52 o quilo (pode haver variações de acordo com tamanho e qualidade do produto).

Comentários