Pular para o conteúdo principal

Fortaleça o sistema imunológico com estes alimentos



Foto: divulgação CEAGESP/CODCO

As bruscas mudanças de temperatura, aliadas à poluição e clima seco em uma cidade grande como São Paulo, podem afetar seu sistema imunológico e causar resfriados e gripes.

Além de ter um bom sono e praticar exercícios físicos, se alimentar bem é fundamental para fortalecer o sistema imunológico. Principalmente com alimentos que você deve consumir para reforçar seu corpo contra doenças.

Foto: divulgação CEAGESP/CODCO
Por exemplo, frutas como a laranja, limão, goiaba, melão, mamão e morango são poderosas por conter vitamina C, e antioxidantes, moléculas que reconstituem e fortalecem as células do organismo. Consumir estes alimentos in natura ou em suco gelados no calor é perfeito.

A carne bovina, as nozes, e os frutos do mar como ostras, mariscos e lulas são ótimas opções para aumentar a defesa das células, por serem grandes fontes de zinco. A substância combate bactérias e age no funcionamento de enzimas que protegem o organismo.
 
Quem não gosta de alho que se cuide, porque o alimento possui fósforo, cálcio e vitamina C, tudo que é bom contra resfriados. Entretanto, para aproveitar ao máximo seus benefícios, coma o tempero cru, pois quando aquecido ele perde suas propriedades.

Foto: divulgação CEAGESP/CODCO
Presentes em peixes, algas, castanhas do pará e de caju, as gorduras ômegas 3 e 6 são anti-inflamatórias, aumentam as defesas do organismo e até reduzem o colesterol. Não é bom?
 
Além de consumir estes alimentos, evite comer enlatados, pois eles tem muitos conservantes químicos. Diminuir o consumo de álcool e refrigerante também são boas formas de manter o organismo saudável e pronto para o dia a dia.
Na CEAGESP, você encontra muitos alimentos mencionados aqui, à venda em boxes para o atacado e nas bancas dos feirantes dos varejões. Que tal fazer uma visita ao local e encontrar algumas destas opções para seu organismo? 


Serviço

CEAGESP
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina – São Paulo

Horários:

Atacado

Frutas: segunda, terça e quinta das 6h às 20h; sexta-feira das 6h às 21h; sábado das 6h às 20h.
Legumes: segunda a quinta, das 6h às 20h; sexta-feira das 6h às 21h; sábado das 6h às 18h.
Verduras: segunda, quarta e quinta das 6h às 21h; terça das 12h30 às 21h; sexta das 12h30 às 22h; sábado das 14h às 21h.
Pescados: terça a sábado, das 2h às 6h.

Varejo

Varejões: sábado das 6h às 12h30, e domingos, das 7h às 13h (portão 3);
Varejão noturno: às quartas das 14h às 22h (portão 7)



(Texto: Felipe Paciullo) 

Comentários