Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre o pimentão, legume rico em vitamina C



Originário da América do Sul, o pimentão é um legume muito popular em todo o mundo: China, Turquia, México e Romênia estão entre os principais produtores, mas o Brasil também não fica para trás: por aqui, é possível encontrar com facilidade as variedades vermelha, verde e amarela do fruto. No Entreposto São Paulo da CEAGESP, por exemplo, os pimentões chegam principalmente das cidades paulistas de Piedade e Elias Fausto, e também da mineira Pouso Alegre.

O pimentão é uma das hortaliças mais ricas em vitamina C, e quando maduro, também é uma excelente fonte de vitamina A. Por conta destas características, o fruto ajuda a aumentar a imunidade e reforçar a saúde dos ossos, peles e visão, além de combater o envelhecimento precoce.

Ainda que estes benefícios estejam presentes em todas as variedades, algumas delas possuem características especiais: o amarelo, por exemplo, tem o sabor mais suave de todos e não provoca azia. Já o vermelho possui substâncias relacionadas a uma menor incidência de algumas formas de câncer. O pimentão verde, por sua vez, é o de sabor mais marcante.

Uma dica para quem prefere apreciar o fruto com menos pungência é remover as sementes, localizadas nas partes brancas internas do fruto. Na hora das compras, recomenda-se escolher os frutos cujos talos tenham sido cortados rentes. Conservado em temperatura ambiente, os pimentões podem durar de dois a quatro dias. Já em geladeira, esse prazo pode chegar a mais de uma semana, se armazenados em sacos plásticos perfurados.

Utilizado tanto para o preparo de temperos quanto como prato principal (cozinhando-o recheado, por exemplo), os pimentões são legumes muito versáteis, e estão em período de safra nesta época do ano. Além disso, os pimentões verdes e muitos outros produtos estão com preço em baixa nesta semana no Entreposto São Paulo da CEAGESP. Vamos aproveitar?

Comentários