Pular para o conteúdo principal

Conheça as plantas com alta sazonalidade neste mês


Há plantas que se desenvolvem melhor em determinadas épocas, por se adaptarem bem às condições únicas de cada estação do ano. Selecionamos seis espécies que possuem alta produção em janeiro, para você conhecer um pouco sobre elas.

Angélica (Polianthes tuberosa)



A flor angélica, conhecida também como tuberosa ou Jacinto-da-índia, é uma planta que gosta de viver em habitats quentes. Portanto, se quiser cultivá-la, escolha um local de alta exposição ao sol. 

A espécie possui grandes botões quando fechados, que ao se abrirem, exalam um forte perfume que atrai insetos polinizadores, como abelhas, que gostam do seu cheiro adocicado. A angélica ainda chega em média a um metro de altura.

 





Gérbera (Gerbera hybrida)


Da mesma família dos girassóis, a gérbera é uma planta típica de sol pleno, mas que não sofre com climas frios, desde que cultivada em terra bem adubada.

Ela pode ser encontrada em cores como vermelho, branco, amarelo e outros tons. A espécie atinge pouco mais de 30 centímetros de altura, e por ser uma flor de corte de longa duração, a gérbera é amplamente utilizada em decorações ou até mesmo buquês.







Calanchoê (Kalanchoe blossfeldiana)



A plantinha é a popularmente conhecida flor-da-fortuna, usada para presentear a quem se deseja felicidade e sucesso. A calanchoê é uma planta suculenta, ou seja, vive bem mesmo sem rega frequente. Ainda assim, ela mantém suas florzinhas delicadas, muito vivas e coloridas.

A planta originária do continente africano, vive sob sol pleno alternado a meia sombra, e não ultrapassa mais do que meio metro de altura.



Lírio-da-paz


Lírio (Lilium sp)

Disponível em mais de cem espécies, o lírio suporta climas amenos e quentes, e é uma planta proveniente da Ásia. Conhecido também como lírio-asiático; lírio-oriental ou até lírio-trombeta - nome dado a um de seus formatos - sua flor pode ser vista em diversas cores, sendo as mais comuns, branca, rosa, amarela ou vermelha, com perfumes suaves ou fortes.





Pingo-de-ouro (Duranta erecta aurea)


Este arbusto de folhagem verde dourado, é natural da América do Sul, e gosta de muito calor. O pingo-de-ouro atinge entre três e seis metros de altura e deve ser podado com regularidade, pois cresce com rapidez. 

É uma planta amplamente usada como cerca viva, pois preenche espaços com uma cor e beleza únicas. Para cultivar a espécie, é bom ter um solo rico em matéria orgânica e fazer regas frequentes.





Violeta (Viola) 

A violeta, é uma planta típica de cultivo em vasinhos, que decoram ambientes internos e externos de muitas casas. Entre mais de cinco variedades de violetas, pertencentes à família das Violaceae, vale destacar que a violeta-africana não faz parte deste gênero, mas ainda assim, por possuir características semelhantes às violetas, é comercializada como uma violeta de fato.

Esta planta possui folhas robustas, resistentes ao clima quente do Brasil. Já suas flores são delicadas e variam nas tonalidades roxo com branco, roxo com vermelho, amarelo, rosa, entre outras.


No nosso portal, você tem acesso aos valores médios de cada uma destas espécies e outras, de acordo com o período buscado.

Para conferir de perto todas essas plantas, venha à Feira de Flores na CEAGESP, que acontece sempre às terças e sextas das 0h às 8h30. A entrada fica pelos portões 4 e 7 da Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946, na Vila Leopoldina em São Paulo.

Comentários