Pular para o conteúdo principal

Conheça o abacate geada, o produto de destaque da semana



Existem mais de 500 tipos de abacate no mundo, mas nem todos eles são populares no Brasil. O Abacate Geada, também conhecido como barbieri ou limeirão, está entre as variedades com menor teor de gordura – por isso, é o mais recomendado para quem busca manter o peso sem descuidar da alimentação.

De polpa amarela e volumosa, o Abacate Geada é ideal para o preparo de cremes ou vitaminas. Rico em fibras alimentares, o abacate é fonte de folato e vitamina C, além de possuir carotenóides, substâncias antioxidantes benéficas à saúde. A fruta também é fonte de gordura monoinsaturada (ácido graxo), que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, reduz colesterol total e triglicerídeos.

Você sabia que o abacate é uma das únicas frutas que deve ser colhida antes de madura? Pois este alimento, se deixado no pé, apodrece antes que chegue ao ponto de consumo. Na hora de comprar os melhores abacates, procure por frutos pesados e firmes. Para saber se o abacate está maduro, a casca deve ceder com uma leve pressão dos dedos.

Outra peculiaridade é que o Brasil é um dos poucos países em que se come o abacate com açúcar ou outros adoçantes. Na América Latina, por exemplo, a fruta é mais comumente utilizada no preparo de temperos para salada ou pratos quentes. No Japão, é costume preparar sushis de abacate com shoyu porque os sabores misturados lembram o de atum.

No Entreposto Terminal São Paulo da CEAGESP, em 2014, foram comercializadas 4,3 mil toneladas de Abacate Geada. Juntamente com Ouro Verde e Fortuna, estas variedades são as mais comerciáveis no exterior. Nesta semana, o quilo do Abacate Geada, que está com preço em baixa, pode ser encontrado por até R$1,50 no atacado.

Comentários