Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional do Enfermo: humanize o trato com o paciente

A data traz uma reflexão sobre os cuidados básicos que os pacientes devem ter tanto em hospitais, como em abrigos ou em família.

Cuidar de um enfermo é um trabalho de rotina, e isso pode fazer com que o tratamento aos pacientes se torne seco e robótico, sem demonstrar algum tipo de sentimento pela pessoa doente. 


O que pode ser feito para suavizar o sofrimento do enfermo, é ter uma relação mais humanizada. Conversar, levar presentes ou preparar uma refeição com carinho são alguns exemplos que demonstram à pessoa que você se importa com ela.


Uma prática comum nesse caso, é a entrega de flores como forma de animar o paciente. Porém, trazer plantas para dentro do ambiente onde o enfermo está, pode levá-lo a ter infecções, alergias ou até atrair insetos pelo cheiro natural da planta.


As recomendações para não entregar esse tipo de presente são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que criou um manual de controle e prevenção hospitalar. Contudo, ao melhorar a saúde, a pessoa pode receber flores para comemorar sua recuperação.


 

Algumas espécies de pequeno porte são boas para isso. É o caso da calanchoê, que não possui perfume forte, tem flores pequenas e delicadas, e pode ser encontrada em muitas cores distintas. 

 




 


A violeta-africana também é uma boa escolha. Ela possui características semelhantes à calanchoê, mas com folhas robustas. Uma boa vantagem da violeta é caber em áreas pequenas, o que possibilita o presenteado deixá-la no quarto decorando o ambiente sem ocupar uma grande espaço.




Presentear com orquídeas é mais uma boa opção. Muitas espécies desta planta possuem um aspecto exuberante e colorido, que pode agradar bem. Um grande atrativo é que essa flor não exala um perfume muito forte (salvo alguns tipos, como a Sharry baby, que tem perfume de chocolate), o que a torna um ótima escolha caso o presenteado tenha algum tipo de alergia a cheiros fortes. 





Encontre estas plantas e outras espécies para presentear, na Feira de Flores na CEAGESP, que acontece no Pavilhão do Mercado Livre do Produtor (MLP) às terças e sextas das 0h às 8h30. O endereço é Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina, em São Paulo, com acesso pelos portões 4 ou 7.  

Comentários