Pular para o conteúdo principal

CEAGESP entra na luta contra o mosquito Aedes aegypti

No último sábado de janeiro (30/1), os frequentadores do varejão do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) foram convidados a entrar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Agentes da Subprefeitura Lapa, da Supervião de Vigilância em Saúde (SUVIS) Lapa/Pinheiros, do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque da Lapa conversaram e distribuíram panfletos explicativos para feirantes e compradores sobre a campanha nacional de combate ao inseto transmissor da dengue, do vírus zika e do chikungunya.

Os agentes percorreram os pavilhões de frutas, abóbora e o Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) para distribuir cartazes e folhetos educativos de como se pode ajudar a acabar com os possíveis criadouros de larvas do mosquito. Outras equipes vistoriaram a área do mercado para identificar focos que possam servir de locais de proliferação do Aedes aegypti. Ao mesmo tempo, coletores de lixo passavam pela Vila Leopoldina, na operação Cata-Bagulho, para recolher móveis usados, pneus e tudo o mais capaz de juntar água e, assim, servir de local para os insetos proliferarem.

No domingo (31/1), foi a vez da equipe de limpeza da CEAGESP subir nas marquises dos pavilhões de frutas para também acabar com possíveis criadouros de larvas do Aedes aegypti.  Munidos de enxadas, pás, vassouras e produtos de limpeza, os funcionários trabalharam duro, das 8h às 16h, para retirar o mato e escoar a água parada que acaba se formando nestes locais, proveniente da chuva ou da condensação de líquidos das máquinas de ar condicionado. A ação se estenderá gradativamente por todo o mercado, pois o objetivo é não deixar escapar nenhum local que possa ser um foco de proliferação do mosquito.

A CEAGESP convida todos os comerciantes, funcionários e o público em geral que frequenta ou visita o local para fazer parte desse grande movimento em prol da saúde pública. Mais informações sobre a campanha nacional em http://combateaedes.saude.gov.br/

Comentários