Pular para o conteúdo principal

Produto da semana: limão taiti




O limão taiti é, de longe, a fruta cítrica mais consumida no Brasil. Seja na indústria alimentícia, que consome mais de 50% da produção nacional, seja por consumidores finais, essa fruta de casca verde escuro brilhante é muito utilizada para preparar sucos e como ingrediente de pratos doces e salgados. 
 
De acordo com a Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP, em 2015 entraram no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) cerca de 97 toneladas de limão taiti, provenientes principalmente das cidades paulistas de Itajobi, Paranapuã, Vista Alegre do alto, Monte Alto, Cândido Rodrigues, Pirangi e Pindorama. Foi a 5ª fruta mais comercializada, perdendo apenas para a maçã (1° lugar), laranja (2° lugar), pera (3° lugar) e a uva (4° lugar). Aliás, o estado de São Paulo responde por cerca de 80% da produção nacional deste cítrico.

Rica em vitamina C, o gostinho ácido e refrescante do limão taiti não serve apenas para aguçar o paladar. Seu consumo em saladas ajuda a absorver melhor o ferro dos vegetais, e quando usado em frutas como maçã e abacate, impede que ocorra a oxidação que escurece seu interior depois de cortadas.

BENEFÍCIOS

Na saúde, o limão é utilizado tanto para tratar como para prevenir diversas enfermidades. Veja só algumas indicações: acidez estomacal, amigdalite, artrite, asma, azia, colesterol, desarranjos intestinal, diabetes melito, enxaqueca, faringite, febre, infecções em geral, inflamações em geral, nevralgia, obesidade, pedra nos rins, previne tosse, resfriado, reumatismo, soluço e úlceras em geral.

Seus princípios ativos atuam como antioxidantes naturais e colaboram para a boa manutenção do sistema imunológico do organismo. Além da vitamina C (ácido ascórbico), o limão ainda possui vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), niacina (atua no metabolismo energético celular e na reparação do DNA), sais minerais (potássio, fósforo, ferro, cálcio, sódio, magnésio, enxofre, cloro) e um óleo essencial chamado limoneno, presente na casca e que age como adstringente, bactericida e aromatizante.

Mais informações sobre o limão podem também ser encontradas no site do programa Hortiescolha da CEAGESP. Não perca tempo: aproveite que esta semana o limão taiti está sendo comercializado no atacado ao preço médio de R$ 1,46/kg e faça muitos sucos e pratos que levem esse cítrico como um dos seus ingredientes! Veja lista completa das outras dicas de compras da semana AQUI.

Comentários