Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre a couve, o produto destacado da semana



Couve é o nome genérico de diversas variedades cultivares da espécie Brassica oleracea. É da mesma família da mostarda e do nabo, e existem 17 grupos diferentes, como a couve-de-bruxelas, a couve-portuguesa e a couve-manteiga. Esta última, por sinal, não pode faltar como acompanhamento da brasileiríssima feijoada. Não há quem não resista a um prato de couve-manteiga refogada com cebola e alho! 
 
Tipos de couve comercializadas na CEAGESP (Reprodução: http://www.hortiescolha.com.br)

Mais recentemente, a couve-manteiga também vem sendo bastante consumida na forma de sucos devido às suas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes, pois contém muitas vitaminas e sais minerais, como vitamina A, K, C, B6, B1, B2 e B3. Outros nutrientes encontrados na couve são manganês, cálcio, cobre, potássio, magnésio, ferro, fósforo, fibras alimentares e proteínas.


A couve é uma grande aliada de quem faz dieta de redução calórica, pois uma xícara dela tem apenas 36 calorias e zero gramas de gordura. Além disso, suas fibras promovem a digestão e previnem a constipação, e ainda ajudam a reduzir o açúcar no sangue. Pesquisa ainda mostraram que a couve contém uma substância chamada isotiocianato de glucosinolatos (ITC) que combate a formação de H. pylori ( Helicobacter pylori ), um crescimento de bactérias no estômago que pode levar ao câncer gástrico.

Barraca no Varejão da CEAGESP com couve-manteiga e couve-flor

 Na hora de comprar couve, preste atenção na coloração das folhas, pois elas devem estar verdes e sem partes amareladas ou secas. Ela pode ser consumida crua como ingrediente de pratos quentes, saladas e sucos. Neste último caso, adicione algum tipo de cítrico, como laranja ou limão, para ajudar na absorção do ferro e da vitamina K presentes nas folhas. 


A melhor maneira de cozinhá-los sem perder muitos dos seus nutrientes é prepará-los no vapor, micro-ondas ou refogados. Evite fervê-las, pois isso diminui suas propriedades nutricionais. 


Veja outros benefícios que a couve nos proporciona:

- melhora a saúde ocular (vitamina A)

- combate inflamações e dores causadas por artrite e asma (antioxidantes e sais minerais)

- aumenta a saúde do coração (antioxidantes e sais minerais)

- fortalece o sistema imunológico Ivitamina A, C, ácido fólico)

- previne a anemia (ferro e vitamina K)

- melhora a saúde dos ossos (cálcio e sais minerais)



Entretanto, seu consumo tem algumas restrições. Quem tem problemas de tireóide não deve comer couve em grandes quantidades. As pessoas com problemas renais, problemas de vesícula biliar, gota ou artrite reumatóide devem consultar seu médico antes de adicioná-la em sua dieta. 

Esta popular verdura é a nossa dica da semana, por ela estar na lista de produtos com preço em baixa no atacado. Veja outros produtos AQUI.

Comentários

  1. Compre sementes em casa de ração ou loja de agricultura, tem mercados também que vendem sementes

    ResponderExcluir
  2. Compre sementes em casa de ração ou loja de agricultura, tem mercados também que vendem sementes

    ResponderExcluir

Postar um comentário