Pular para o conteúdo principal

Vigilância Ambiental treina funcionários da CEAGESP no combate a dengue

Funcionários ouvem a palestra
 Nesta quinta-feira (4/2), um grupo de funcionários da CEAGESP assistiu a uma palestra proferida por agentes da Vigilância Ambiental Lapa/Pinheiros, com informações sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças que são transmitidas, além dos cuidados necessários de combate e prevenção.
 
Grupo passa explicações a funcionário
A iniciativa faz parte das ações da Companhia para atender a campanha de combate ao inseto transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zika. Para a Vigilância Ambiental, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) é considerado um ponto estratégico na região do ponto de vista epidemiológico, pelo intenso movimento de carros e pessoas, o que poderia facilitar a locomoção de vários insetos, entre eles o mosquito da dengue. 

Funcionário do mercado recebe panfleto
Cerca de 20 funcionários de vários departamentos do ETSP se apresentaram como voluntários para esta ação. Depois de receber as informações necessárias, os presentes se dividiram em três grupos e saíram para percorrer o mercado para distribuir folhetos explicativos e identificar possíveis focos de criação de larvas do mosquito. 

Motorista recebe panfleto informativo
Segundo a agente sanitária Catarina Luísa da Silva, todos devem fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti. “Não basta apenas evitar acúmulos de água em pratinhos de vaso ou cobrir a caixa de água, pois basta uma lâmina de água para o mosquito se reproduzir. Temos que prestar especial atenção aos baldes, lonas e pneus deixados ao ar livre, pois eles são verdadeiros focos de acúmulo de larvas”, explicou. A profissional da Vigilância Ambiental ressaltou que a fêmea do mosquito pode botar até 400 ovos em uma única vez.
Amostras das larvas encontradas

Durante o percurso pelo entreposto, as equipes conversaram com transeuntes e funcionários das empresas instaladas na central paulistana, explicando que medidas poderiam ser adotadas para combater o mosquito da dengue. Foram identificados alguns pontos com água acumulada, onde foram encontradas algumas larvas. Amostras foram recolhidas pelos agentes para serem identificadas. 

Grupo vira tanque com água parada
Outras ações como essa, envolvendo os funcionários da CEAGESP e agentes sanitários, serão mais rotineiras a partir de agora. “A cada 15 dias estaremos realizando estas visitas”, afirmou Catarina.

Comentários