Pular para o conteúdo principal

Conheça as propriedades do chuchu, o produto indicado da semana




No imaginário brasileiro, chuchu é aquele legume barato, que cresce em qualquer canto como uma trepadeira, algo sem sabor e que não dá gosto de comer. É quase como se fosse um primo pobre dos alimentos. Como estamos enganados! 

Normalmente preparado somente em pratos salgados, como suflês e saladas, ele pode muito bem servir de ingrediente para doces como compotas, geleias e até mesmo para preparar a famosa cereja de padaria. 

Para começar, o chuchu na verdade é considerado um fruto, e não um legume. 

Rico em fibras (o que o torna ótimo para quem sofre de prisão de ventre), vitaminas e sais minerais, o chuchu é uma excelente fonte de água para o nosso organismo, e por ter poucas calorias (100 gramas possuem apenas 30 calorias) é bastante indicado para dietas de restrição calórica, e ainda ajuda a baixar o nível de gordura no sangue e combater o colesterol. 

Ele não deve ser consumido cru, e seus brotos são muito apreciados na cozinha asiática.

Originário da América Central, o chuchu já era conhecido pelos índios antes mesmo da chegada dos colonizadores europeus na região. 

Enquanto que nos países latinos ele é conhecido como chayote, nos países de língua inglesa é chamado de christophene, vegetable pear, mirliton, choko, starprecianté, citrayota, chow chow (India) or pear squash. E pasmem, lá fora é um alimento considerado nobre, sendo vendido também a um preço considerável.

Motivos para isso é que não faltam! Veja abaixo alguns deles:

  • É bom para a pele devido à presença de vitamina C, que combate os radicais livres; vitamina E que promove um pela saudável, e zinco, que é eficaz no controle da oleosidade e da acne. Possui ainda uma boa quantidade de folato, que aumenta a elasticidade e firmeza da pele.
  • É rico em manganês, que ajuda na conversão de gorduras e proteínas em energia.
  • Reduz a pressão arterial devido aos altos níveis de potássio, que ajudam a equilibrar os níveis de sódio.
  • É uma excelente fonte de ácido fólico, uma vitamina do grupo B, que ajuda na prevenção de problemas cardíacos derivados da má circulação.
  • Combate a anemia devido à presença de ferro e vitamina B2, nutrientes que estimulam a produção de células vermelhas do sangue, aumentando assim os níveis de hemoglobina no sangue.
  • É indicada para diabéticos, devido ao seu baixíssimo índice glicêmico, baixo índice calórico por ser rica em fibras alimentares, que ajudam a retardar o processo de digestão, inibindo assim a absorção de açúcares. 


Vamos dar ao chuchu o destaque que ele merece? 
Aproveite que esta semana o seu preço no atacado está em baixa e use e abuse da sua imaginação culinária!

Comentários