Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios de se consumir berinjela


Foto: Felipe Paciullo/CODCO

O produto indicado da semana é a berinjela, que está na lista de Dicas de Compras da CEAGESP

Muitos confundem a grafia correta desse legume, porque no Brasil se escreve com a letra “J” enquanto que em Portugal a grafia considerada correta é com “G”. Ambas estão corretas.

Originária da Índia e da mesma família do pimentão, ela pode ser encontrada em vários tamanhos e cores, que vão do tradicional roxo até o branco e verde.
 
Muitos consideram a berinjela um alimento mágico, porque contribui para a perda de peso (100 gramas possuem apenas 30 calorias), é laxante e possui muitas vitaminas e sais minerais, como vitamina B, C e K, zinco, potássio, cálcio, ferro e magnésio. 

Além disso, os fenóis presentes limitam a ação da angiotensina, enzima conhecida por aumentar o nível de pressão arterial Tudo isso a eleva à condição de alimento super-benéfico à saúde. Veja abaixo o porquê:


  • Previne o câncer, devido à presença de tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Suas fibras fazem com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon.
  • Beneficia o coração: com zero de colesterol e de gorduras saturadas, o legume tem um antioxidante que podem reduzir o nível de colesterol LDL (mau). A lovastatina ajuda as paredes das artérias permanecerem flexíveis, aumentando o fluxo de sangue. Já as fibras presentes ajudam na absorção do colesterol no organismo.
  • Faz bem para o cérebro: é uma excelente fonte de fitonutrientes e antioxidantes que ajudam a proteger as células do cérebro contra os radicais livres. É ainda rica em vitamina do complexo B, que podem ajudar na saúde do sistema nervoso.
  • Indicada para diabéticos: Pode auxiliar a restringir a diabetes do tipo 2 pela presença de fenóis, que ajudam a regular o nível de glicose no.
  • Benéfica para Pele: A berinjela é rica em vitamina C, que ajuda a pele a ficar mais suave e macia, e antioxidantes como antocianinas e vários minerais que podem prevenir as rugas e envelhecimento precoce.
  • Combate a constipação: Por ser rica em fibra alimentar, a berinjela é benéfica para a digestão, ajudara aliviar a prisão de ventre e na limpeza do trato intestinal.

Comentários