Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios do caqui rama forte, o produto indicado da semana



Reprodução Internet
Esta semana, o caqui rama forte está na lista de Dicas de Compras da Semana, entre outras frutas, legumes e verduras. Muito apreciado pelos brasileiros, esta fruta tem origem no Japão e China, onde é símbolo de riqueza e prosperidade, por sua cor que lembra o ouro. 

Cultivado praticamente em todo o Brasil, o caqui se adaptou bem ao nosso clima tropical e subtropical. A época de colheita vai do final de janeiro até agosto, com o pico da safra entre março e maio.

O caqui rama forte é mais vermelho que os outros e possui consistência molinha. Ele possui fibras solúveis, que correspondem a 26% do total recomendado por dia pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e que retardam o esvaziamento gástrico, reduzem o colesterol e melhoram o controle glicêmico, prevenindo o diabetes. 

Além disso, possui bastante vitamina C, o equivalente a 66% da recomendação de ingestão diária em um único fruto. A vitamina C ajuda na produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce, melhora a imunidade e auxilia na absorção de ferro no organismo. Possui ainda vitaminas E, A, B1 e B2. 

É uma fruta rica em proteínas, cálcio, ferro e licopeno. Em média, cada 100 gramas de caqui tem 75 calorias. É rico também em betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres. Devido à alta concentração de açúcar e frutose, razão pela qual deve ser consumida moderadamente, em especial por diabéticos. 

Na hora da compra, escolha os frutos que estejam livre de rachaduras, firme e com a coloração uniforme. A recomendação é consumi-lo in natura, ou seja, cru. Na geladeira, o caqui dura no máximo cinco dias. Quanto mais cedo o seu consumo, melhor.

Na hora de saborear o caqui, é importante lavá-lo com delicadeza, esfregando com as mãos, e colocar a fruta lavada em uma solução de hipoclorito de sódio (à venda em supermercados) por aproximadamente 20 minutos.

Comentários

  1. Eu comprei ele ainda duro
    E já faz uma semana ele não madura está duro ainda e amarando a boca tem uma dica de amadurecimento mais rápido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, passados já 20 dias, seu caqui já amadureceu ou estragou. Mas, certa vez pessoa que tinha alguns pés de caqui e me deu vários ainda verdes indicou colocar algumas gotas de álcool (aquele mais forte, não o de limpeza) no local onde ele aprsenta o que restou do caule e folhas, e deixar em local escuro. Não cheguei a fazer, mas lembrei-me do conselho agora.

      Excluir
  2. Delicioso e nutritivo, sabor doce na medida certa, consistência farta , caqui é sempre uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  3. O melhor caqui é o rama forte,pode comprar ele laranja e qdo vai amadurecendo vai ficando mole e vermelho. É super doce. Comprei outras marcas e perdi tudo ficou duro não amadureceu e precisei jogar fora. Sou louca por caqui mas escolha sempre o rama forte q vcs não vão se arrepender👏😷

    ResponderExcluir

Postar um comentário