Pular para o conteúdo principal

Produto indicado da semana é a jaca: conheça seus benefícios à saúde



Jaca pode atingir de três a 37 quilos. (Foto: Felipe Paciullo/CODCO)


Esta semana, destacamos a jaca como produto da lista de Dicas de Compras da Semana. Ela é uma das maiores frutas não-rasteiras que temos no Brasil, ao lado da fruta-pão e do coco. De sabor doce e cheiro bem característico, pode ser encontrada praticamente em todo o litoral brasileiro. Originária da Ásia, tem a casca rugosa e espinhosa, e seu interior apresenta uma coloração amarelada, com polpa macia, doce, fibrosa e viscosa. Por conta dessa última qualidade, muitos acabam por torcer o nariz. Se soubessem quantos benefícios a jaca proporciona à saúde, com certeza isso não aconteceria.
 
A jaqueira pode produzir até 100 frutos por ano, que podem pesar de três até 37 quilos. Pode ser consumida crua ou como ingrediente de pratos doces e salgados. Atualmente, é facilmente encontrada como recheio de pratos vegetarianos, como coxinha e carne louca. É um alimento de baixa caloria, com apenas 100 calorias a cada 100 gramas. É rica em carboidratos e fornece fibras e proteínas, vitaminas A, B, C e E, além de minerais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo.


Para se comer a jaca, é preciso soltar a sua polpa das sementes, que são bem grandes. O que muita gente não sabe é que a semente – que possui 22% de amido e 3% de fibra alimentar -também pode ser consumida assada, torrada, cozida ou em forma de farinha (uma alternativa de proteína alimentar que pode ser utilizada em diversas receitas). Outra dica é retirar os gomos da fruta usando uma colher besuntada em óleo vegetal, para que o visgo natural dela não grude com tanta facilidade.


Uma curiosidade: no Brasil utilizamos a expressão “enfiar o pé na jaca” para representar uma situação em que alguém se excedeu no álcool ou na comilança. A origem da expressão, entretanto, nada tem a ver com a fruta. Na verdade, jacá era o nome do cesto usado nos lombos de mulas para o transporte de cargas no século XVII. Na época, era comum que tropeiros se embebedassem e, ao tentar montar nos animais, acabassem chutando as jacás, derrubando-as no chão.


Veja os benefícios que o consumo da jaca pode trazer ao nosso organismo:


  • Reduz a pressão arterial devido à presença do potássio, que auxilia no equilíbrio da quantidade de sódio no organismo.
  • Promove a digestão por ser rica em fibra dietética, que ajuda a proteger o revestimento da membrana mucosa, prevenindo o aparecimento de úlceras
  • Fortalece os ossos pela grande quantidade encontrada de magnésio e cálcio.
  • Fortalece a saúde dos olhos devido à vitamina A, que combate a cegueira noturna e degeneração macular, e antioxidantes, que combatem os radicais livres nocivos que podem causar a degeneração da retina.
  • Combate a anemia devido às altas concentrações de vitamina A, vitamina C (auxilia a absorção de ferro no organismo), Vitamina B6, vitamina E, vitamina K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e minerais como o cobre, o manganês e magnésio.
  • Previne o envelhecimento, seja consumido ou aplicado diretamente na pele, devido à presença de antioxidantes.

Comentários