Pular para o conteúdo principal

Sardinha é opção de consumo para a Semana Santa

Foto: www.flicker.com/Magna Costa


Nessa época do ano, todos pensam nos pescados mais tradicionais, como o bacalhau e o salmão para celebrar a Semana Santa, e às vezes se esquecem de peixes considerados menos nobres e que possuem iguais ou mais propriedades à nossa saúde, como vitaminas e minerais. Um bom exemplo disso é a sardinha. Esta semana, durante a 11ª Santa Feira do Peixe, ela está sendo comercializada a um preço médio de R$ 9,50 o quilo, o que a torna um grande diferencial na hora de fechar a compra.

Muito versátil, a sardinha pode ser preparada de diversas formas, seja cozida, assada, grelhada ou mesmo crua, como se fosse um carpaccio. Considerado um peixe “gordo”, o consumo da sardinha é indicado para prevenir problemas cardíacos, devido à presença de ômega 3, um importante lipídio que protege o coração, além de gorduras EPA e DHA, que também contribuem para a boa circulação de sangue no organismo. E pasmem: a sardinha tem muito mais desses gorduras boas do que o salmão!

Além disso, esse peixe é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como: cálcio, potássio, fósforo, magnésio, ferro, sódio e selênio e vitaminas A, do Complexos B e D. A deficiência desta última vitamina, por exemplo, é considerado pelos médicos como um mal crescente na sociedade, pois mais e mais pessoas apresentam sua deficiência nos dias de hoje, o que pode causar, entre outras doenças, a falta de absorção de cálcio nos ossos.


Se você ainda não se convenceu dos benefícios do consumo de sardinha, veja ainda três ótimos motivos para incluir a sardinha pelo menos duas vezes por semana na sua dieta:
  •     A sardinha tem mais cálcio que o leite.
Melhor dizendo, a sardinha em lata concentra mais cálcio, porque a espinha não é descartada, como ocorre com a versão in natura. O segredo é preparar este peixe de forma que se coma a espinha também. Tente cozinhar na pressão, que daí a espinha amolece e pode ser consumida sem problema.
  •     A sardinha tem tantas proteínas quanto a carne vermelha
Uma sardinha assada de 100 gramas possui em média 32,2 gramas de proteínas, quase o mesmo que um bife de filé mignon, que tem 32,8 gramas de proteína. 

  • A sardinha protege o cérebro
Suas altas concentrações de fósforo, triptofano e vitamina B12 contribuem para o melhor funcionamento do cérebro e sensação de bem-estar. Contribui ainda para o combate à depressão e anemia.

Comentários