Pular para o conteúdo principal

Conheça o produto indicado da semana, a rúcula!

 O vegetal de sabor forte e picante é rico em proteínas, tem pouca calorias e contém ainda ômega 3 

 
Há quem não dispense uma boa salada de rúcula, produto que está na nossa lista de Dicas de Compras da Semana com preços em baixa no atacado. Outros, porém, acham seu gosto forte, picante e amargo. 

Bastante contraditória no gosto pessoal de cada um, este vegetal - também conhecido como mostarda-persa - apresenta propriedades estimulantes do apetite, é rica em proteínas, vitaminas A e C e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Contém também o ômega 3, que ajuda no controle do bom colesterol e no tratamento do mau colesterol.
Foto: hortiescolha.com.br

Para quem é adepto de dietas pode abusar do vegetal, pois ele tem baixa caloria, apenas 5 em cada 20 gramas de folhas, e melhora o processo de digestão se consumida 15 minutos antes das refeições.

A rúcula pode ser encontrada em três variedades: folha larga e cultivada, que tem o gosto mais suave, e a selvática, cujo gosto é mais picante. 

CHÁ - Além de consumida na forma de salada ou como ingrediente em pratos quentes, pode-se ainda fazer o chá de rúcula para prevenir infecções pulmonares.

Basta colocar duas colheres de sopa da folha na água fervendo e abafar por vinte minutos.  A beberagem pode ser guardada na geladeira e na hora de tomar é só esquentar.   

Esta receita também tem outros benefícios, pois é ótima para tratar manchas escuras na pele, para isso acrescente ao chá suco de meio limão, molhe uma compressa e aplique sobre a área afetada à noite.

A rúcula é comercializada o ano todo no Brasil, mas especialmente entre maio e outubro os preços tendem a diminuir, devido ao bom período para o plantio. Na hora de escolher a rúcula, procure pelas folhas bem verdes e firmes. As folhas amareladas murcham com mais facilidade, e as que apresentarem pontos pretos devem ser descartadas.

Por ser um produto altamente perecível deve ser consumido rapidamente. Para conservá-las por um período maior, a dica é enrolar as raízes em uma toalha de papel molhada e em seguida colocar em um saco plástico perfurado. 

Se você optar por lavar as folhas, seque-as totalmente antes de guardá-las. Para evitar o desperdício, quando as folhas começarem a murchar, a sugestão é utilizá-las em sopas de legumes.

Comentários