Pular para o conteúdo principal

Cenoura é excelente fonte de vitaminas para os olhos

Alta quantidade de carotenoides no legume ajuda a prevenir catarata

 “Coma cenoura porque faz bem aos olhos”. Quem nunca foi intimado na infância com essa frase imperativa? A imposição das mamães e vovós não estava baseada apenas no conhecimento empírico que elas detinham pra si, mas na comprovação científica da riqueza de nutrientes encontrados na cenoura que beneficiam os olhos.

A cenoura é um legume rico em betacaroteno, substância convertida em vitamina A pelo organismo, fundamental para a boa visão. Tal nutriente ajuda a proteger a visão - principalmente a noturna - e a reduzir riscos de doenças oculares, como a catarata senil.

Além de betacaroteno, cenoura é também excelente fonte de outros carotenoides, a luteína e a zeaxantina: substâncias fundamentais para ajudar a diminuir o risco de desenvolvimento da degeneração macular relacionada a idade.

O corpo humano não é capaz de produzir estas substâncias e depende da alimentação para adquirí- las. Daí a importância do consumo frequente da cenoura nas refeições.

Os carotenoides têm sido assunto de interesse da comunidade científica há muitos anos devido ao fato da conversão de muitos deles em vitamina A no organismo. Eles atuam como antioxidante, protegendo as células dos danos oxidativos e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas. Esses compostos também reduzem riscos de doenças cardiovasculares. Estudos científicos sugerem que pessoas que consomem ao menos uma porção de cenouras por dia têm 60% menos risco de sofrer um infarto do que quem não consome.

Vale lembrar que, além dos olhos e do coração, a cenoura é boa fonte de cálcio e potássio.

Comentários