Pular para o conteúdo principal

Mamão formosa ajuda a combater oleosidade da pele

O mamão formosa é uma fruta excelente para a saúde. Em geral, ele é conhecido apenas por sua capacidade de ser benéfico para o intestino. Porém, a riqueza em diversos nutrientes faz o alimento ser ideal para diversas funções no corpo humano. A fruta é fonte de nutrientes antioxidantes como os carotenos e flavonoides, as vitaminas B e C, os ácidos fólico e pantotênico, potássio, magnésio e fibras.

Com todas as propriedades citadas, o mamão formosa é um alimento extraordinário para a pele se associado com uma alimentação saudável e com a ingestão de bastante água. É excelente para hidratar a pele oleosa. A parte interna da casca do mamão também pode ser aproveitada e é ótima para tirar manchas da pele do rosto. Para isso, basta esfregá-la no rosto por alguns instantes insistindo nas regiões afetadas e lavar depois com água.

Dica à parte, o mamão formosa também é rico em substâncias antioxidantes, que são nutrientes que previnem a oxidação do colesterol, evitando, assim, que se formem placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques de coração e derrames. Suas propriedades antioxidantes também ajudam a reduzir os riscos de cânceres como o de cólon e o de mama, combatendo os radicais livres.

Sua alta quantidade de fibras contribui para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue. As fibras são importantes para evitar prisão de ventre, já que favorecem o trânsito intestinal. Também traz criptoxantina, substância que se transforma em vitamina A.
O mamão formosa tem duas vezes mais vitamina C que a laranja que, além de ter ação antioxidante, é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro. A vitamina C presente no mamão pode proteger os joelhos e as estruturas de apoio.

Ideal para dietas, o mamão formosa diferencia do papaia apenas por contar com pouco açúcar em sua polpa, o que o torna menos calórico. Nos demais nutrientes, as frutas se equivalem.

Especialistas sugerem que porções de frutas devem ser comidas todos os dias para o corpo humano possa se beneficiar integralmente dos nutrientes proporcionados pelo mamão formosa.

Comentários