Pular para o conteúdo principal

Você já experimentou palombeta?

Reprodução internet
Existem aqueles peixes comuns ao vocabulário de todas as pessoas, até mesmo daquelas que não são consumidoras assíduas. Outros, porém, são pouco conhecidos, como é o caso da palombeta, peixe que está no seu melhor período para a pesca, portanto em grande oferta nas peixarias com outros velhos conhecidos e muito apreciados em diversas receitas, como a tainha, o mandi e o lambari, que no mês de junho tem a pesca liberada, por estar fora do período de defeso, ou seja, época em que eles se reproduzem.


A palombeta é uma espécie de peixe teleósteo perciforme da família dos carangídeos, originário de Massachessets, nos Estados Unidos, sendo encontrado até a Argentina, e no sudeste brasileiro. É comum em águas costeiras e rasas, de até 55 metros de profundidade. Possui o corpo fusiforme e comprimido lateralmente, tem coloração prateada com dorso escuro e azul metálico e chega a medir pouco mais de 30 cm de comprimento.


Esta espécie é também é conhecida pelos nomes de carapau, folha-de-mangue, juvá, palometa, vento-leste, xaputa e pâmpano-manteiga, este último devido ao fato de sua carne ser amanteigada. Ele pode ser saboreado frito, grelhado ou assado. A quem goste de prepará-lo também ensopado.


Além da palombeta, na  feira de pescados da CEAGESP são comercializadas mais de 90 espécies de pescados, de 3ª a sábado das 2h às 6h no Pátio do Pescado do frigorífico São Paulo (FRISP) - entrada pelo portão 15 da Rua Xavier Krauss (esquina com Av. das Nações Unidas - Marginal Pinheiros).

Comentários

  1. Queria saber se ele é se couro,p saber se ele é remoso .

    ResponderExcluir
  2. Eu Vi hoje Pela manhã no Mercado, Comprei E Muito Saboroso 😀👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é couro ou de escama? Tem muito espinho? E ele é salgado?

      Excluir
  3. peixe palombeta é de agua doce ou salgada??

    ResponderExcluir
  4. peixe palombeta é de agua doce ou salgada??

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Não sei ainda vou preparar!
      Espero que tenha pouco espinho!

      Excluir
  6. Sempre compro e uma delícia. E também e baratinho.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Peixe saboroso e de pouca espinhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário