Pular para o conteúdo principal

Acelga é rica em vitaminas C e K e promove saúde dos ossos


Sabe quando você encontra dois primos que não tem a ver? É o caso do produto indicado da semana, a acelga. Essa hortaliça originária da Europa e consumida desde o início da civilização ocidental é prima – quem diria – da beterraba! Enquanto de uma comemos mais a sua raiz, da acelga consumimos especialmente suas folhas, ricas em água, sais minerais, vitaminas e antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Na medicina natural, a acelga é muito indicada para casos de micoses, cálculos biliares, diabetes, neurites, cicatrizes, estômago desregulado, hemorroidas e queimaduras. Além disso auxilia a manter o tecido conjuntivo saudável, previne a deficiência de ferro (impulsionando a formação de hemoglobina), e aumenta a imunidade do organismo humano contra agentes infecciosos.

Os fumantes – ativos ou passivos - também podem se beneficiar com o consumo regular de acelga. Sua quantidade de Vitamina A, associada aos demais nutrientes, faz com que neutralize os efeitos do benzopireno, um dos compostos liberados na fumaça do cigarro, tido como potencial cancerígeno. Auxilia, ainda, a prevenir inflamação pulmonar e o desenvolvimento de enfisema.

DIETA – Quem está de dieta de restrição calórica também pode consumir a acelga à vontade, pois 100 gramas do produto trazem apenas 19 kcal. Como também é rica em fibras e água, mantém a sensação de saciedade por mais tempo, além de ajudar a regular o funcionamento do intestino. Além disso, a quantidade de vitamina C presente em 100 gramas de folhas frescas equivale a 35% das necessidades diárias do organismo.

A mesma quantidade também fornece 70% do que o corpo precisa de vitamina K que, associada ao cálcio e magnésio também encontrados na acelga – assim como quantidades consideráveis de potássio -, ajuda a fortalecer os ossos e também a prevenir e tratar danos neurais, como no caso da doença de Alzheimer.

CULINÁRIA – Na culinária, pode-se utilizar as folhas e talos como cobertura de pizzas, recheio de bolinhos, para enriquecer sopas, crua em saladas ou como acompanhamento de massas e carnes. Da Europa, ela se alastrou pelo mundo, e se adaptou tão bem na Ásia que muitos acham inclusive que ela surgiu por lá, tamanha a sua presença na culinária japonesa ou chinesa, por exemplo.

Na hora de comprar a acelga, prefira as que têm folhas mais novas e brilhantes, sem manchas e com talo na cor branca ou verde. Para melhor preservá-la, destaque somente as folhas que for consumir e guarde o restante em um saco plástico fechado na parte mais baixa da geladeira.

 Não é só a acelga que está com o preço mais em conta esta semana. Veja lista completa AQUI.

Comentários