Pular para o conteúdo principal

Brócolis é um poderoso antioxidante e combate câncer



Brócolis ou brócolo? Essa é uma dúvida que às vezes surge quando vemos o produto indicado desta semana grafado dessas duas formas, as quais, por sinal, estão ambas corretas. A diferença é que o termo “brócolis” é mais usado no Brasil, enquanto o “brócolo” é mais utilizado em Portugal. 

O nome tem origem italiana (“broccolo” no singular e “brocolli” no plural), e esta verdura é consumida pela humanidade desde a época do Império Romano, que foi responsável pela sua disseminação pelo mundo, chegando até a Ásia. Hoje, a China é o maior produtor de brócolis do mundo, e o Brasil está entre os 10 maiores consumidores do mundo.

Razões pra isso não faltam. Além de ser rico em antioxidantes que combatem os radicais livres produzidos pelo nosso organismo, prevenindo assim o envelhecimento precoce e até certos tipos de câncer (como o de próstata), o brócolis é uma rica fonte de vitamina C e fibras alimentares.

É uma excelente fonte em betacaroteno e proteínas e contém vários tipos de minerais, tais como o magnésio, cálcio, ferro e zinco. É indicado também para quem segue dieta de restrição calórica, pois 100 gramas fornecem apenas 35 calorias.

Ao contrário do senso comum, a melhor forma de se beneficiar de todos os nutrientes do brócolis é consumi-lo cru. Aqui no Brasil isso não é muito comum, mas em países como a Europa e Estados Unidos, é fácil encontra-lo fatiado cru em saladas verdes ou como acompanhamento de carnes. 

Os asiáticos preparam esta verdura prima da couve flor e do repolho refogando-a de forma bem rápida ou passando-a no vapor, para que suas propriedades não se percam no cozimento.

Na medicina natural, recomenda-se consumir o brócolis diariamente, por suas inúmeras propriedades, entre elas:

  • Combate a formação de células cancerígenas.
  • Ajuda a limpar o pulmão dos fumantes dos metais pesados presentes no cigarro.
  • Diminui a pressão arterial.
  • Tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a combater danos celulares nos músculos cardiovasculares.
  • Contribui para a boa saúde dos olhos, pele e sistema imunológico.
  • É muito indicado para diabéticos, pois suas moléculas protegem os vasos sanguíneos dos maus efeitos provocados pelo excesso de açúcar.

Quando for comprar o brócolis, prefira os de cor mais verde escura, sem manchas e machucados. Verifique ainda se o talo mantém a coloração verde, pois se o caule e folhas estiverem amareladas, é sinal de que o produto não é tão fresco assim. Guarde em um saco de papel na gaveta de legumes ou na parte mais baixa da geladeira.

Higienize apenas antes de preparar para consumir, colocando os galhos cortados em uma solução de água com hipoclorito de sódio e enxaguando após 10 minutos (se não tiver hipoclorito de sódio, utilize uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água).

Na CEAGESP, podem encontradas as variedades de brócolis ninja, que tem como característica o formato de uma cabeça, com galhos mais próximos um do outro e a parte florada verde mais miúda e cheia, e o brócolis ramoso, que tem o caule mais longo, parte florada menor e cor mais escura.

Este e outros produtos estão com preços mais em conta esta semana. Confira a lista completa AQUI.

Comentários