Pular para o conteúdo principal

Conheça alguns alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Foto: public-domain-image.com


Alimentação saudável e equilibrada é a combinação perfeita para uma boa saúde e também é uma ótima maneira de prevenir o câncer. Alimentos naturais como vegetais, frutas e cereais integrais são os mais indicados para essa dieta anticâncer, pois contém antioxidantes que protegem as células do organismo.

O câncer é uma doença que tem como característica o crescimento desordenado das células, que como consequência invadem os tecidos e os órgãos, formando tumores que podem se espalhar outras áreas do corpo.

Na dieta anticâncer o importante é comer um pouco de cada grupo alimentar e variar os ingredientes no prato. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) listou alguns alimentos que ajudam a prevenir o câncer que você pode adquirir para o seu dia-a-dia.

O tomate um fruto que não pode faltar na sua alimentação, pois possui vitamina C e flavonoides –  que dá a coloração ao fruto – e ajudam a defender o corpo contra o câncer de pulmão e próstata principalmente. 

Frutas cítricas possuem limonoides, substância que se caracteriza pelo saborazedo e um pouco amargo. e que é apontado para a prevenção de câncer de pâncreas, cólon, próstata, fígado e leucemia.
Os peixes, também podem fazer parte de suas receitas, pois, são ricos em Ômega 3 e proteínas, substancias que estão ligadas à uma alimentação saudável.  

O brócolis e outros alimentos da mesma família, como couve-flor, repolho e couve, são ricos em vitamina C e fibras alimentares, uma ótima dica para acrescentar em seu cardápio.

A uva é uma ótima fruta no combate aos efeitos dos radicais livres, pois é fonte de polifenois, possui alto teor de antioxidante e resveratrol, substância que contribui para reduzir o metabolismo de células cancerígenas.


Comentários