Pular para o conteúdo principal

Conheça propriedades desconhecidas da melancia




O produto indicado da semana é a melancia. É de senso comum que esta fruta originária do norte da África, e que era consumida pelos egípcios há pelo menos 4.000 anos, é um hidratante natural, rica em vitaminas, sais minerais e fibras.

O que a maioria desconhece são suas propriedades nada convencionais, que estão sendo pesquisadas com mais detalhe agora pela Universidade do Texas (EUA): os fitonutrientes presentes – licopeno, betacaroteno e citrulina - atuam sobre os vasos sanguíneos e podem combater a impotência! A citrulina ainda auxilia o sistema imunológico e circulatório.

Os pesquisadores descobriram que estas substâncias estão presentes tanto na casca como na parte vermelha da melancia, e agora estão estudando uma forma de aproveitá-las melhor e extrair daí o que muitos já estão chamando de “viagra” natural, que ainda tem o benefício de não ter efeitos colaterais no organismo do homem.

Pesquisas à parte, a verdade é que a melancia é muito apreciada no mundo todo. Há quem diga inclusive que é a fruta mais consumida em todo o planeta. O que fica fácil de se entender ao sabermos que um dos seus maiores produtores é a China, que possui 1,36 bilhão de pessoas, quase um quinto da população mundial.

Outras propriedades da melancia: diminui a retenção de líquidos no organismo, previne problema renais, reduz a pressão arterial, previne problemas cardíacos relacionados ao colesterol no sangue e ainda ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, devido à presença de antioxidantes

O chá feito com suas sementes ainda é um poderoso auxiliar no combate à hipertensão, impotência sexual e problemas de circulação. Prepará-lo é fácil: basta acrescentar duas colheres de sopa de semente de melancia colhidas no dia em 500 ml de água fervente, e depois deixar esfriar até uma temperatura agradável para ser consumida. Pode ser bebida várias vezes ao dia, de preferência na mesma data em que foi feito.

Comentários