Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Hoje (29/8) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data é para nos lembrar dos malefícios deste vício, que por ano mata cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, que aponta ainda que  o ato de fumar está cada vez menos popular no país. 

Segundo dados do Vigitel 2014, atualmente 10,8% dos brasileiros ainda mantém o hábito de fumar – o índice é maior entre os homens (12,8%) do que entre as mulheres (9%). 

Os números representam uma queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos. Em 2006, 15,6% dos brasileiros declaravam consumir o produto. A redução no consumo é resultado de uma série de ações desenvolvidas pelo Governo Federal para combater o uso do tabaco.

Os benefícios ao se parar de fumar podem ser sentidos nos primeiros minutos sem o cigarro:
• Após 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
• Após 2 horas não há mais nicotina no sangue;
• Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
• Após 2 dias sem fumar o cheiro e o sabor dos alimentos  olfato percebe melhor os cheiros o paladar já degusta a comida melhor;
• Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
• Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto pode ser comparado ao de pessoas que nunca fumaram.
 Assim, quanto antes o indivíduo parar de fumar, menores os riscos à saúde.

O que muitos desconhecem é que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para os fumantes. basta procurar centros/postos de saúde ou a Secretaria de Saúde do município para informações sobre locais e horários de tratamento. Outras informações podem ser obtidas no Coordenação de Controle do Tabagismo na Secretaria Estadual de Saúde ou entrar em contato com o Disque Saúde 136.

ALIMENTAÇÃO

Adquirir novos hábitos alimentares e consumir produtos ricos em antioxidantes e desintoxicantes também ajudam a quem quer largar o vício do tabagismo. Veja alguns destes alimentos:
  • Alho cru fornece antioxidantes como a aliina e alicina.
  • Brócolis, couve-flor e repolho possuem sulfarofanos, que são substâncias que eliminam substâncias tóxicas do organismo. 
  • Frutas cítricas como laranja, acerola, limão e tangerina tem vitamina C, um poderoso antioxidante que elimina a ação dos radicais livres.
  • Semente de abóbora, castanha de caju, nozes e pistache também auxiliam na proteção das células contra os radicais livres pela presente de vitamina B, magnésio e zinco. 
  • Tomate, melancia e goiaba são ricos em licopeno, que ajuda a combater o envelhecimento das células e estimula o sistema de defesa do organismo.
Estas frutas, legumes e verduras podem ser encontradas nos varejões da CEAGESP, que ocorrem na quarta-feira das 14h às 22h na Praça da batata - entrada pelo portão 7, e aos sábados e domingos das 7h às 13h no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) - entrada pelo portão 3 da Av. Dr. gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina.

Comentários