Pular para o conteúdo principal

Cará não é inhame: saiba diferenciar um do outro



Cará lembra formato da batata inglesa e pode atingir até 3 kg

O produto indicado da semana é o cará, um tubérculo originário da África que se deu muito bem em terras brasileiras, podendo ser encontrado de norte ao sul do país. Muitos podem até chamar o cará de inhame, e vice-versa, mas a verdade é que esses dos primos tem características bastante diversas. 

Muito consumido no Norte e Nordeste do Brasil, o cará apresenta tamanho médio para grande - lembra muito a batata inglesa -, tem casca lisa e interior branco. Já o inhame é pequeno e redondo, possui casca com mini raízes que lembram pelos, os quais formam linhas, e seu interior fica entre o cinza e o bege depois de cozido

Em termos nutricionais, ambas são consideradas bastante calóricas, possuem grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente B5 (Niacina) e B1 (Tiamina), estimulando o apetite e auxiliando no processo digestivo. São ricos ainda em fibras solúveis, cálcio, ferro e potássio. O seu consumo é indicado também para pessoas que sofrem de gastrite e úlceras, por ser um alimento de fácil digestão e absorção. Só é preciso tomar cuidado com o seu consumo, pois 100 gramas do produto trazem cerca de 78 kcal.
 
Inhame Taro/Foto: wikipedia



Em São Paulo, temos o inhame conhecido como satoimo ou taro, que é muito consumido pelos orientais, que acreditam em suas propriedades medicinais de limpeza das impurezas do sangue, trazendo consequentemente uma melhora no sistema imunológico. 

Já o cará – que é maior, podendo atingir de 500 gramas a até 3 kg, é consumido na forma cozida, como ingrediente que substitui a batata-inglesa. Também é utilizado na fabricação de pães, bolos, cremes, biscoitos etc. Também pode ser usado no preparo de sopas, panquecas e cozidos.




Na hora de comprar o cará, evite os que estiverem murchos ou brotados, sem parte mofadas ou amolecidas. É aconselhável guardá-lo em local seco e arejado, protegido dos raios solares, por até 15 dias. Não é bom colocá-lo na geladeira, pois irá absorver a umidade local e ficar mole, perdendo na textura e sabor. Temperos que combinam com este tubérculo são o alho, cebola, açafrão, sal, folhas de louro, pimenta, limão, sal, orégano e pimenta a gosto. Uma dica é substituir o pão no café da manhã pelo cará: basta cozinhar, cortar em rodelas, passar manteiga ou margarina e se deliciar! Bom apetite!

Comentários

Postar um comentário