Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios da goiaba vermelha



Goiaba vermelha / Foto: wikipedia
O produto indicado da semana é a goiaba vermelha. É uma fruta típica da América tropical, com grande incidência no Brasil e na região do Caribe. Daqui, ela se espalhou principalmente pela Ásia e África, onde é consumida tanto in natura como em forma de doces e conservas. Em terras brasileiras, as variedades mais consumidas são a goiaba branca e a vermelha. Apesar de muitos acharem que a diferença entre elas está somente na sua coloração, na verdade cada uma tem propriedades nutricionais bem distintas. 

Por exemplo, a quantidade de proteínas na goiaba vermelha é em média de 1,1g em cada unidade média de 120g, ao passo que a branca possui cerca de 0,9g. Ambas são excelentes fontes de vitamina C, o que as tornam ótimas fontes de antioxidantes, mas neste quesito, a goiaba branca sai na frente: são 80,1mg contra 45,6 mg encontrados na vermelha. A variedade branca ainda vence nas quantidades de potássio (220mg contra 198 da vermelha) e de fósforo (16 mg na branca contra 15 mg da vermelha).

Não são diferenças tão grandes que façam que uma seja melhor que a outra. Ambas são ricas em vitaminas A, B1, B2 e B6, vitamina E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e de minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. No final, vai muito mesmo do gosto do consumidor, que pode se beneficiar muito ao incluir esta fruta em sua dieta. Além de possuir poucas calorias (100gr trazem apenas 54 kcal), é excelente fonte de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino. E tem mais:
  • Alivia dor de garganta, laringite, dor de dente, contusões e até mesmos as cólicas e a TPM.
  • Possui ação vermifuga e fungicida e ajuda a prevenir doenças como a candidíase e corrimentos vaginais.
  • Alivia vertigens, vômitos, tosses e ressacas.
  • É indicada para diabéticos por possuir um baixo índice glicêmico.
  • Reforça o sistema imunológico, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.
  • É rica em licopeno, que é um antioxidante responsável por manter a saúde da pele saudável e prevenir o envelhecimento das células e até alguns tipos de câncer, como o de próstata.
  • O chá das folhas de goiabeira é indicado para tratar tuberculose, hemorragias uterinas, problemas gastrointestinais, cólera, diarreia e pés inchados.
Para terminar, algumas curiosidades: a palavra goiaba tem origem indígena amazônica (nação aruaque). Estes índios chamam o fruto de guayaba. O Brasil é o maior produtor mundial de goiaba vermelha, que é muito usada na indústria para fazer molhos e doces.

Comentários