Pular para o conteúdo principal

Couve-flor tem benefícios que você desconhecia


Couve-flor / Foto: Hortiescolha

Originária da Ásia Menor, onde hoje se encontra a Turquia, o produto em destaque desta semana é consumida desde 600 A.C., sendo levado para a Europa pelos franceses, que acabaram difundindo a couve-flor para todo o mundo. Atualmente, o países com as maiores plantações são os Estados Unidos, França, Itália, Índia e China, e dela se aproveita tudo, desde as folhas até o caule.

Motivos para ser um hortaliça tão apreciada não faltam: é uma grande fonte de vitamina C (ácido ascórbico) – um importante antioxidante -, ácido fólico – que ajuda na manutenção da jovialidade da pele -, vitamina K (filoquinona) e vitaminas do completo B, como B6, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), além de E (alfa tocoferol).

Possui ainda minerais essenciais como o cálcio (fortalece os ossos e os dentes), o magnésio (importante para os ossos, músculos e tecidos), o fósforo (ajuda na memória), o potássio (combate câimbras) e o manganês (necessário para o bom funcionamento das enzimas, o desenvolvimento dos ossos, cicatrização de feridas e na absorção dos nutrientes). Traz ainda proteínas e gordura insaturada e ômega 3, que são essenciais ao organismo.

O seu consumo regular traz inúmeros benefícios ao organismo, tais como:

  • Retarda o envelhecimento, devido à presença de antioxidantes que combatem os radicais livres
  • Previne a osteoporose, devido à vitamina K
  • Aumenta o sistema imunológico
  • Previne contra doenças cardíacas
  • Combate a hipertensão
  • Previne ataques de epilepsia
  • Combate a calvície (alopecia)
  • Auxilia no combate à diabetes
  • Inibe o desenvolvimento do câncer na bexiga, mama, cólon, fígado, pulmão e estômago
  • Tem propriedades anti-inflamatórias

Já a algum tempo, quem faz dieta faz uso da couve-flor para substituir massas de pizza, pães e bolos, devido ás suas baixas calorias (cerca de 25kcla em 100 gramas) e por ser uma excelente fonte de fibras solúveis, que auxiliam o bom funcionamento do sistema digestivo, além de proporcionar sensação de saciedade por mais tempo.

Na hora de comprar, escolha uma couve-flor que não apresente partes amareladas ou manchadas, com folhas firmes e caule que não esteja com aparência seca. Se possível, escolha a que tiver rodeada de mais folhas, pois elas garantem a umidade e frescor do produto.

O ideal é preparar a couve-flor inteira no vapor, para manter suas propriedades nutricionais. Para higienizar, basta colocar a hortaliça inteira em um recipiente com 1 litro de água e 15 gotas de hipoclorito de sódio ou água sanitária, deixar de molho por 15 minutos, enxaguar bem e colocar para cozinhar. Se preferir, pode se cortar delicadamente os ramos da couve-flor, separando-os sem destruir as flores.

Comentários