Pular para o conteúdo principal

No Dia da Árvore, saiba sobre a influência e a importância de cultivar a espécie vegetal

 
Imagem: Arquivo/CEAGESP
Dois dias antes do início da primavera no Hemisfério Sul o Brasil comemora o Dia da Árvore. A árvore é essencial para a vida na Terra, pois aumenta a umidade do ar sendo fundamental para o ciclo da água, produz oxigênio no processo de fotossíntese, serve de abrigo para diversas espécies de animais e evita erosões do solo.

Muitas pessoas recomendam que todos deveriam plantar uma árvore pelo menos uma vez na vida. Mas alguns cuidados devem ser levados em consideração sobre isso:

- o terreno tem que ser verificado para evitar atingir redes de esgoto ou fiações.
- o ideal é transpor a raiz para uma cova com as medidas de 50 cm x 50 cm, mas o tamanho também dependerá da espécie a ser cultivada.
- árvores atraem aves e outras espécies animais, pense nisso antes de plantar qualquer uma.
- reflita sobre o crescimento da árvore para o topo não atrapalhe janelas, cabos de energia, garagens ou mesmo o muro do vizinho.
- pesquise sobre o bioma e o clima da sua região para ter certeza que a espécie escolhida não sofrerá danos do tipo futuramente.

Entre as muitas espécies arbóreas existentes estão as árvores frutíferas como o abacateiro, a goiabeira e o limoeiro. Além de concederem alimentos, as árvores são úteis para extração de matéria-prima como madeira para móveis e celulose para a produção de papel e possuem diversas propriedades medicinais sendo úteis para a indústria farmacêutica.

A maior importância desse dia está na reflexão sobre o desmatamento e o corte desenfreado de árvores que causa desertificação, elimina habitats naturais de diversas espécies e coloca em risco a fauna e a flora.

Caso você tenha interesse em plantar uma árvore venha conhecer as mudas que a Feira de Flores da CEAGESP oferece:

3ª e 6ª feira das 0h às 9h30
(da 2ª feira para 3ª feira e de 5ª para 6ª feira – inclusive aos feriados)
Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP). Estacionamento pelos portões 4 e 7

2ª e 5ª feira das 2h às 14h* (inclusive aos feriados)
*os comerciantes costumam encerrar a comercialização antes das 10h
Praça da Batata. Estacionamento pelos portões 6 e 18 (veículos pequenos) e portão 7 (veículos grandes)

Endereço:  Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina

Comentários