Pular para o conteúdo principal

Betara, conheça o peixe do mês

Betara - Imagem: Blog Diário de Um Pescador

Betara é um peixe de escamas que pode ser encontrado ao longo do litoral brasileiro. Também pode ser conhecido como papa-terra, perna de moça ou biterra, o nome depende da região, e é um dos peixes sazonais de outubro.

A betara consome peixes de pequeno porte como a sardinha e na região Sul do Brasil é comum encontrar espécies maiores do tipo. Esse pescado costuma habitar praias rasas, enseadas e embocaduras dos rios.

Peixe contém ômega-3, ácido graxo que contribui para elevar os níveis de colesterol bom e diminuir o aumento do colesterol ruim. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que cada pessoa adulta consuma 12 quilos de peixe por ano. O brasileiro, atualmente consome 9 quilos do alimento anualmente de acordo com dados de 2009.

O Ministério da Saúde recomenda o consumo de peixe fresco duas vezes por semana. Além do ômega-3, peixes contêm ferro, vitamina B12, cálcio e fósforo, além do baixo teor de gordura.

Aproveite para selecionar o melhor peixe para sua casa na Feira de Pescados da CEAGESP que acontece n Frigorífico São Paulo de terça-feira a sábado, das 2 às 6 horas.

Localização: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina – São Paulo
Entrada pelo Portão 15 da Rua Xavier Krauss – esquina com Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros).

Comentários