Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios da abobrinha brasileira


Abobrinha brasileira


No mercado brasileiro há duas variedades de abobrinhas que são mais consumidas, a italiana e a brasileira - esta última está na lista de produtos mais em conta esta semana. Para saber diferenciar uma da outra, basta lembrar que as mulheres brasileiras tem um corpo mais curvilíneo, principalmente na parte de baixo, enquanto as europeias são mais “retas”. Sendo assim, a abobrinha brasileira tem a parte de baixo mais arredondada em comparação com a parte superior, que é reta e tem a casca manchada. Já a abobrinha italiana é toda reta, e tem casca mais verde e de coloração uniforme.

A abobrinha é um legume rico em fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A, além de potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, vitamina C e de folato, este último muito importante para a formação celular. Contém ainda betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo. Por ser rica em fibras e conter grandes quantidades de água em sua composição, a abobrinha é um alimento de fácil digestão. Além disso é pouco calórica: 100 gramas têm apenas cerca de 20 calorias.

Na hora de comprar, prefira as abobrinhas mais firmes e menores (são mais tenras e saborosas), com a casca brilhante sem partes escuras ou amolecidas. Escolha os frutos firmes, com a casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas. Se estiver com cabinho é até melhor, pois se conserva por mais tempo. Se ela for encontrada já picada e embalada, verifique se não há formação de líquidos e o prazo de validade.

A abobrinha é um verdadeiro coringa na cozinha, podendo entrar com ingrediente em molhos para massas em geral, recheio de tortas e omeletes, refogada com vários tipos de temperos, como sal, alho e óleo, ou molho de soja e gergelim, com pasta de soja, frita como tempurá ou assados, recheada de carne moída. As flores da abobrinha, bem como as de todos os tipos de abóboras, podem ser incorporados em diferentes pratos por serem comestíveis (por exemplo, em omeletes, saladas etc).

Quando já picada e embalada em filme de plástico, deve obrigatoriamente estar em expositor refrigerado. Preste atenção no prazo de validade e não compre se houver formação de líquido amarelado no fundo da embalagem, o que indica que o fruto está começando a se deteriorar. Depois de cortado em casa, deve ser mantido em pote hermeticamente fechado por até 24 horas.

O ideal é guardar o legume na geladeira na gaveta de baixo embalada em saco plástico, para manter sua umidade, onde se conserva bem por até cinco dias. Se for lavar antes de colocar na geladeira, seque bem para prevenir o apodrecimento precoce. É possível ainda congelar a abobrinha em cubos (só não esqueça de secar bem com papel toalha e retirar todo o ar do saco plástico próprio para congelamento).

Comentários