Pular para o conteúdo principal

Mamão papaia é fonte de nutrientes, vitamina C e antioxidantes




O mamão papaia – também conhecido como havaí – é um fruto que atinge até 18 cm de comprimento, tem formado ovalado, casca fina e polpa doce, com cerca de 120 kcal/unidade (ou 40 kcal/100 gr). Rico em nutrientes, possui o dobro da quantidade diária necessária de vitamina C – um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce. É fonte de enzimas e fibras que auxiliam o aparelho digestivo a funcionar melhor, livrando o organismo de toxinas, e ainda possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Possui ainda ácido fólico (protege a saúde dos ossos, prevenindo fraturas de ossos e osteoporose), vitamina A (combate cegueira noturna, queda de cabelos e doenças de pele), magnésio, cobre, ácido pantotênico e fibras. 

O mamão papaia também tem vitaminas B, alfa e betacaroteno (formador da vitamina A), luteína e zeaxantina (ambas contribuem para a saúde dos olhos), vitamina E (melhora a saúde da pele), potássio (controla pressão arterial e previne AVC), vitamina K (melhora a coagulação sanguínea e também a saúde dos ossos) e licopeno, um poderoso antioxidante.

PAPAÍNA

Um dos componentes mais importantes do mamão é a papaína, uma enzima mais poderosa que a pepsina e cujo principal benefício está relacionado aos processos digestivos. Não é por acaso que o mamão é muito indicado para ser consumido no café da manhã, pois além de contribuir para suprir muitas das exigências nutricionais do organismo logo pela manhã, ajuda a limpar o aparelho digestivo e o prepara para receber novos alimentos. A papaína também é muito utilizada como amaciante de carnes e para curativos que aceleram o processo de cicatrização.

Apesar de ser doce, o mamão papaia é muito indicado para quem tem diabetes e para quem está fazendo dieta para perder peso, pois ajuda na eliminação de gorduras e suas fibras permitem que o organismo fique com sensação de saciedade por mais tempo. Também ajuda a combater a calvície, controlar a caspa e evitar a cegueira noturna. 

Comer regularmente frutas ricas em licopeno, como mamão, pode ainda reduzir significativamente o risco de se desenvolver câncer de próstata, como foi publicado no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, uma revista de nutrição asiática. Com tantos benefícios, o mamão papaia é uma fruta que vale a pena ser inserida na dieta do dia a dia.

Comentários