Pular para o conteúdo principal

Receita da semana: Guacamole

Guacamole - Imagem: Flickr Kjokkenutstyr Net
O abacate geada é o produto de destaque essa semana na CEAGESP. Além de seu valor nutritivo, o alimento também é querido dos brasileiros pelo sabor e baixo teor de gordura. Ele pode ser consumido em vitaminas ou in natura com açúcar e outros tipos de adoçantes.

Essa forma é muito popular no nosso país, mas no resto da América Latina o abacate é comumente utilizado em saladas, temperos e com forma de acompanhamento de diversos pratos salgados, por isso a Companhia sugere nessa semana uma receita de guacamole, tradicional da culinária mexicana:

Guacamole

Ingredientes
2 tomates médios sem sementes
1 pimenta dedo-de-moça média
1/2 maço médio de coentro
1 abacate médio
Suco de 1 limão médio
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
Tortilha pronta ou salgadinhos de milho para acompanhar

Modo de Preparo
Pique o tomate em cubos bem pequenos. Abra a pimenta ao meio, elimine as sementes com os filamentos brancos e pique-a em pedaços bem pequenos. Pique finamente as folhas de coentro e reserve.

Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num prato fundo. Amasse com um garfo, deixando alguns pedaços e regue com o suco de limão. Adicione o tomate, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva e o sal e misture. Sirva a seguir.

Atenção: Sirva o guacamole logo depois de pronto, para evitar que o abacate escureça e fique amargo. Caso não sirva imediatamente, conserve o guacamole na geladeira.
 

Comentários