Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre o quiabo, o produto da semana na CEAGESP

 
De origem africana, o quiabo chegou ao Brasil trazido pelos escravos na época da colonização, porém, já era cultivado no Egito 12 séculos antes de Cristo.

Saudável e nutritivo, o fruto do quiabo é uma cápsula fibrosa esverdeada que possui sementes brancas. Outra característica marcante do produto é sua gosma transparente que pode ser facilmente removida de acordo com o preparo. Os brasileiros costumam consumir o alimento antes da maturação em refogados com frango ou carne – jeito popular em Minas Gerais – ou no famoso caruru, prato tipicamente nordestino.

O quiabo possui baixas calorias (100 gramas têm 30 kcal) e é de fácil digestão sendo indicado para quem deseja perder peso. Ele também possui propriedades medicinais e é recomendado em casos de diarreias, verminoses, inflamações no estômago, rins e intestino.

Esse alimento também é fonte de vitamina A, C, B1, B2 e B5, além de ser rico em proteínas, fibras e cálcio. Seu consumo é sugerido ainda para gestantes por fornecer ácido fólico, propriedade que costuma ficar deficiente nas mulheres grávidas.

Atualmente, São Paulo é o maior produtor de quiabo do país. Ano passado entraram na CEAGESP 12.621 toneladas do produto. Registros de 2015 mostram os seguintes municípios com maior volume de entrada do alimento: Piacatu (SP), Itaberá (SP), Gabriel Monteiro (SP), Anápolis (GO), Araçatuba (SP) e Santo Antônio do Aracanguá (SP). 

Aproveite essa delícia na sugestão de receita da semana.

Comentários