Pular para o conteúdo principal

Dia mundial do consumidor, não deixe de procurar os seus direitos

Comércios da CEAGESP também disponibilizam Código de Defesa do Consumidor
Comemorado pela primeira vez em 1983, o Dia Mundial do Consumidor é celebrado todo dia 15 de março graças a um discurso do ex-presidente americano John Kennedy feito em 1962. Na sua fala, o então líder do governo, tem direito à segurança, informação e poder de decisão. A ação foi considerada um marco pelos direitos dos consumidores em muitos países.

No Brasil o Código de Defesa do Consumidor (CDC) data de 11 de setembro de 1990 com a aprovação da Lei nº 8,078 que passou a vigorar em 11 de março do ano seguinte. A legislação garante proteção econômica e financeira aos clientes de bens e serviços pelo país.

Por causa dessa lei, todo estabelecimento deve conter uma cópia do CDC e o mesmo vale para os boxes na CEAGESP. Na Companhia passam muitos clientes todos os dias, atacadistas ou varejistas.

Existem diversos órgãos de proteção aos direitos dos consumidores e os mais conhecidos são o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) e a Delegacia do Consumidor (Decon). Por isso, nunca deixe de procurar conhecer os seus direitos!

Comentários