Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Hemofilia - Confira alimentos que ajudam na sua circulação sanguínea

O dia 17 de abril foi escolhido no calendário mundial para a celebração do Dia Mundial da Hemofilia, uma doença sem cura e que dificulta a coagulação do sangue. Só no Brasil atinge cerca de 12 mil pessoas, sendo 10 mil do tipo A e dois mil do tipo B.

A data foi escolhida em alusão ao nascimento de Frank Schnabel, fundador da Federação Internacional de Hemofilia. Frank era portador de hemofilia tipo A grave, e passou a sua vida lutando para melhores condições médicas para os portadores da doença.

Apesar de ser uma doença sem cura, muito pode ser feito para se ter uma melhor circulação sanguínea, como uma boa alimentação. Comece descartando os alimentos industrializados, eles costumam ter muito sódio, carboidratos refinados e gorduras que podem ficar presas nas artérias e veias, dificultando a passagem do sangue.

Mas calma, não pense que com isso você acabará ficando com poucas opções. Você pode optar por alimentos em uma grande variedade. Nas frutas temos acerola, limão, banana, mamão, laranja, goiaba, amora e abacaxi, que dentre todas, são as principais para fortalecer seus vasos sanguíneos. Verduras e legumes podem ser consumidos à vontade, todos são recomendados. Peixes de água salgada também são ótimos por conterem ômega 3, substância extremamente importante para o organismo.

E não se esqueça, esses alimentos podem ser encontrados diariamente na CEAGESP. Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida mais saudável e longa.

Comentários