Pular para o conteúdo principal

CEAGESP apoia Outubro Rosa com ação entre funcionários



Dia do Lenço: mais que um acessório, um ato de amor
Outubro chegou e com ele, uma das maiores campanhas de prevenção ao câncer, o Outubro Rosa, destinado à conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama.

Mais do que usar o lacinho rosa, símbolo da campanha, pelo segundo ano consecutivo a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) envolve os colaboradores numa ação que é uma verdadeira corrente do bem.

Nesta sexta-feira, 06, todas os colaboradores da Companhia foram convidados a trabalhar usando um lenço para no final do expediente, deixá-los como doação. Os lenços deixaram de ser um simples acessório e tornaram-se um gesto de amor e solidariedade às pacientes que, bravamente, enfrentam os desafios da doença.

Até o dia 31 de outubro, todos os funcionários e permissionários podem contribuir com a ação. Na capital, deixando sua doação nas caixas que estão localizadas no prédio da Diretoria e na recepção do Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC), e nos entrepostos e armazéns do interior, encaminhando via malote. Os lenços arrecadados serão doados para o Banco de Lenços, unidade de ação do Instituto Quimioterapia e Beleza, que os distribui para pacientes em tratamento contra o câncer de mama.


O Movimento

O Outubro Rosa é internacionalmente conhecido e seu nome está ligado à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos e o laço rosa foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990.

A partir de 1997, a ação ganhou força total e hoje, todos os países estão engajados para sensibilizar as mulheres sobre a importância do autoexame para a prevenção da doença. Iluminação de prédios e fachadas, corridas, desfiles de moda e ações internas são apenas alguns exemplos do que tem sido realizado desde então.


A doença

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos que podem se desenvolver tanto rápida como lentamente e, infelizmente, o número de vítimas no Brasil tem crescido consideravelmente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano, principalmente em mulheres jovens.

Não existe uma causa única para o câncer de mama, mas há fatores que contribuem para a redução do risco da doença: ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e realizar exames periódicos estão entre eles.

O autoexame também é imprescindível, pois qualquer alteração percebida, deve ser imediatamente informada ao médico. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso no tratamento e, consequentemente, de cura.

Mas, atenção! Câncer de mama não é só coisa de mulher! Embora seja pouco falado, o câncer de mama também afeta os homens, sendo 1% dos casos. A falta de informação e o preconceito que ainda existe em relação à saúde do homem e, principalmente, a associação que é feita da doença somente com o público feminino, contribuem para um aumento no diagnóstico tardio que, muitas vezes, leva o paciente a óbito.


Amor, respeito e solidariedade

A CEAGESP, ao realizar esta campanha com seus colaboradores, reforça o respeito à vida, se solidariza com as pacientes e as parabeniza pela coragem e força no enfrentamento do câncer de mama. Além disso, contribui no compartilhamento da mensagem sobre a importância da conscientização sobre a prevenção da doença.

Se você quiser colaborar conosco, deixe ou encaminhe sua doação até o dia 31 de outubro ou entre em contato direto com o próprio Banco de Lenços. Conheça o trabalho deles no site www.bancodelencos.com.br


Equipe do Entreposto de Araraquara

Integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Equipe da Coordenadoria de Comunicação e Marketing

Equipe do Departamento de Administração de Recursos Humanos

Dolores, da equipe do Departamento de Informática e os colegas Cleber e Vera, do Departamento de Manutenção

Equipe da Presidência

Mônica e Monia
Equipe do Departamento de Entreposto da Capital

Equipe do Entreposto de Bauru
Adriana da equipe da Seção de Economia
Caixa para arrecadação de lenços localizada na recepção do DEPEC




Comentários