Pular para o conteúdo principal

Receita da semana: SANDUÍCHES DE PEPINO

Não há nada mais chique que tomar um chá inglês servido com bolos, salgados e um tradicional sanduíche de.... pepino! Isso pode soar um pouco estranho para ouvidos e paladares brasileiros, mas em países de língua inglesa, ou que receberam forte influência britânica, servir chá com sanduíches de pepinos é um costume que remonta ao século 19.

Pesquisadores apontam o seu nascimento no ano de 1840. Foi quando a duquesa inglesa Anna Maria Stanhope, que precisava comer algo antes do jantar – normalmente servido às 20h entre as pessoas das classes mais altas -, e que gostava de tomar chá com as amigas para comer sanduíches e doces, criou esse sanduíche. A partir daí, a ideia se propagou e se tornou um símbolo da aristocracia britânica. 

Aos poucos esse hábito foi se difundindo nas outras classes sociais, em que no chá da tarde não poderia faltar esse sanduíche feito de fatias de pão de forma branco sem casca, besuntadas com manteiga e recheadas com fatias finas de pepino, ao lado de pequenos bolinhos e tortinhas doces e salgadas. 

O aspecto visual desses pequenos sanduíches de pão branco recheados com pepino é um sonho de consumo para muitos apreciadores de chá, pois acredita-se que o frescor das fatias de pepino consegue acentuar o aroma e o sabor do chá, além de limpar o paladar para se provar as outras iguarias que estiverem à mesa. Ficou com água na boca? Vamos então à receita!

SANDUÍCHES DE PEPINO

Ingredientes
  • 1/2 pepino (prefira o japonês, pois ele tem poucas sementes e casca mais fina)
  • 6 fatias finas de pão de forma branco de boa qualidade
  • Manteiga sem sal na temperatura ambiente
  • Sal e pimenta branca a gosto
Modo de fazer
  • Corte o pepino em fatias bem finas (use um bandolim ou cortador de legumes) e deposite em uma peneira. Polvilhe sal por cima, misture e deixe descansar por 20 minutos.
  • Passado este tempo, espremas as fatias e retire o excesso de água com papel toalha. Prove e veja se estão muito salgadas, pois o excesso de sal pode ser retirado enxaguando-se as fatias em água fria e depois novamente espremê-las para se retirar o máximo de água.
  • Passe manteiga em temperatura ambiente com generosidade em todas as fatias de pão.
  • Coloque metade delas sobre uma toalha de prato, cubra-as com uma camada de recheio com as fatias de pepino, polvilhe pimenta branca a gosto e cubra com o restante do pão.
  • Pressione o sanduíche com firmeza, corte a casca do pão de forma e corte o sanduíche no formato desejado. Sirva imediatamente, preferencialmente com um bom chá.

Comentários