Pular para o conteúdo principal

CEAGESP parabeniza os trabalhadores de canaviais pelo Dia do Cortador de Cana

Ainda de madrugada, homens e mulheres do interior do Brasil calçam suas botas, colocam sobre a cabeça o chapéu que os ajudará a aguentar o dia de sol quente e partem com enxadas e facões em mãos para uma jornada sem hora para terminar. Essa é a rotina dos milhares de cortadores de cana que trabalham nos canaviais brasileiros. Amanhã, 16 de janeiro, é a data em que homenageamos esses trabalhadores tão importantes para o agronegócio do país. 

A data surgiu para incentivar reflexões e debates sobre as condições de trabalho enfrentadas pelos cortadores, que muitas vezes são obrigados a realizar seus ofícios em ambientes insalubres e por remunerações abaixo do valor assegurado por lei. A figura deste trabalhador brasileiro é importante por representar a etapa inicial do processo de produção de açúcar no país - um dos principais produtos exportados pelo Brasil e alimento essencial para a dieta humana.

Apesar de aparentar ser simples do ponto de vista técnico, o trabalho de ceifa da cana-de-açúcar requer conhecimento prévio. Seu corte deve ser feito de modo específico, visando um maior aproveitamento de tempo e da gramínea propriamente dita. Todo o processo funciona num ritmo acelerado, o que também exige muito do cortador. Atualmente existem tecnologias de corte, no entanto a mão de obra humana é de preferência do agricultor, uma vez que o processo pode ser regulado de forma mais dinâmica.

Mesmo tendo seu trabalho desvalorizado, o cortador de cana ainda resiste às intempéries do subemprego e se impõe de modo a não permitir que sua função seja extinta. Por toda essa história e importância, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo demonstra seu respeito à classe trabalhadora e parabeniza os cortadores de cana pelo dia de amanhã e por todos os outros, estes marcados por muita dedicação e empenho.

CEAGESP e o açúcar

Em seu departamento de armazenagem, a CEAGESP presta serviços de estocagem, limpeza e secagem de açúcar em nove unidades espalhadas pelo estado de São Paulo, que contam com a mais alta tecnologia em silos horizontais, graneleiros e de armazenagem convencional.

Comentários