Pular para o conteúdo principal

Conheça os benefícios do pimentão verde, o produto destaque da semana (16/01)

Consumido na maioria das vezes em saladas e refeições cruas, o pimentão verde talvez seja um dos vegetais mais ricos em propriedades nutricionais para a saúde humana. Assim como seus irmãos de coloração amarela e vermelha, nosso produto da semana é uma hortaliça nativa do México e pertencente à família do jiló, da berinjela e da batata, portanto é amplamente consumida na América Latina.

O pimentão verde possui um sabor e aroma distinto, o que faz dele um vegetal muito apreciado nas casas brasileiras. Além disso, o fato de ser rico em vitamina E, carotenoides e betacaroteno faz dele um ótimo aliado contra as mais variadas doenças e disfunções corporais. Por possuir muitos componentes antioxidantes, estima-se que nosso produto da semana seja capaz de prevenir contra mais de 15 patologias humanas, sendo algumas delas o câncer na próstata e no pulmão, a catarata, o envelhecimento precoce da pele, além de auxiliar no tratamento de muitas outras.

Para os que precisam de um reforço nos cuidados com o cabelo, nosso produto da semana e suas propriedades também atuam de modo a serem grandes auxiliadores. Por também ser rico em vitamina C - em apenas um corpo de pimentão encontram-se 200% do valor diário recomendado de consumo da vitamina -, ajuda na absorção equilibrada de ferro, o que garante a formação de colágeno e o transporte de oxigênio para os folículos pilosos.

Pela beleza e coloração inigualável, há quem cultive o pimentão verde como plantas ornamentais, algo muito comum em Portugal e no sudeste brasileiro. No entanto, é difícil encontrar quem resista por completo às maravilhas deste vegetal. Apesar de estar mais concentrado nos estados de São Paulo e Minas Gerais, o cultivo do pimentão verde está presente em quase todo território brasileiro. Sua popularidade entre os produtores se dá pelo fato de se tratar de um alimento muito versátil do ponto de vista da agricultura, uma vez que pode ser semeado tanto em campo aberto, quanto em estufas.

Quanto a seu valor de mercado, possui boa oferta durante o ano todo, sendo um outro fator que impulsiona seu consumo no dia-a-dia. No atacado, estreou em 2018 com o preço médio de R$ 1,68 o quilo, além de no ano de 2016 ter tido grande volume nos entrepostos das cidades de Elias Fausto, Piedade, Apiaí e Riberão Branco em São Paulo e Pouso Alegre e Jacuí, em Minas gerais, com valor de total de 25.642 toneladas.

Outras dicas de alimentação podem ser encontradas nas mídias sociais da CEAGESP: blog, Facebook e Instagram.

Comentários