Pular para o conteúdo principal

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

Imagem: Internet
Dia 11 de janeiro é comemorado em todo o Brasil o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Essa data tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos que o uso indiscriminado de agrotóxicos podem causar, tanto para o ser humano como para o meio ambiente.
 
Os agrotóxicos são utilizados nas plantações para controlar pragas, doenças e plantas invasoras buscando aumentar a produtividade e em casos extremos faz com que o solo fique fértil para que seja possível a plantação.
 
O engenheiro agrônomo da Seção de Controle Fitossanitário (SECOF), Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida, explica sobre as moléculas usadas para a composição dos agrotóxicos “algumas são muito seguras, e outras mais antigas são extremamente perigosas. A tendência constante é de banimento das mais perigosas e com maiores riscos.”.
 
O risco de contaminação é extremamente maior para o produtor em comparação ao consumidor final. Para diminuir as chances de contato direto, Almeida diz que é necessário “o uso de equipamentos de proteção, descarte adequado de embalagens e da água dos tanques e respeito aos prazos de carência.”. E acrescenta: "trabalhar em cabine fechada no trator ou usar o equipamento de proteção individual (macacão, luva, máscara e óculos) ajudam na proteção.".

Trabalhadores diretamente envolvidos com a aplicação de agrotóxicos devem ter conhecimento sobre qual a técnica correta para a utilização dessas substâncias com segurança. Vale ressaltar que não é permitido o uso de substâncias comprovadamente cancerígenas ou teratogênicas (que cause má formação fetal) como agrotóxicos.
 
Para evitar o seu uso desenfreado, Almeida sugere “monitorar pragas, doenças e plantas invasoras e só usar quando necessário, quando este agente pode de fato causar danos econômicos às culturas”, lembrando que as regras de segurança e os prazos devem sempre ser respeitados.

Comentários