Pular para o conteúdo principal

Parabéns Belém do Pará pelos seus 402 anos!

A capital da terra do pato com tucupi e do carimbó está em festa: Belém do Pará completa 402 anos nesta sexta-feira, 12. 
Mercado Ver-o-peso em Belém do Pará; ponto turístico e gastronômico
Fundada em 1616 pelos portugueses, desenvolveu-se às margens da baía Guajará tornando-se uma cidade histórica e portuária e a mais populosa do estado.
Suas tradições folclóricas misturam-se com a modernidade transformando-a em um importante ponto turístico da região norte do Brasil, que conquista seus
visitantes tanto pelo olhar, graças às belezas naturais e culturais, como também pelo paladar, devido a um cardápio rico em sabores e combinações inesquecíveis.
Parte do roteiro pela cidade pode ser realizado a pé, o que facilita o contato com a rica diversidade do lugar. O mercado Ver-o-peso, com seus 388 anos de história, é parada obrigatória para quem gosta
de conhecer e experimentar produtos típicos e regionais. Frutas como bacuri, cupuaçu e açaí são uma ótima pedida e detalhe para esse último que é servido como manda a tradição paraense:
com farinha e peixe frito.
Pertinho dali, está a Estação das Docas que desde os anos 2000 atrai muitos visitantes para o espaço composto por bares, lojas e restaurantes e que oferece passeios fluviais noturnos.

Além dos bairros populares, Belém também é formada por 39 ilhas.  A Ilha do Combu é uma delas, onde é possível visitar e experimentar a culinária rústica e tomar um refrescante banho de rio.

Outra grande atração da cidade é o Círio de Nazaré, um conjunto de romarias realizadas no segundo domingo de outubro há 222 anos e que reúne 2 milhões de pessoas. Se você não for na época, não deixe de visitar a Basílica
de Nossa Senhora de Nazaré que marca o início dessa tradição. Segundo a tradição católica, nesse lugar havia um igarapé onde o caboclo Plácido encontrou a imagem de Nossa Senhora, começando assim, a tradição mariana no estado.

Sabores do Pará
Em Belém é possível experimentar os famosos pratos típicos paraenses: o tacacá, a maniçoba, o filhote e o açaí servido com peixe, camarão ou carne seca. Para refrescar, há sorvetes de frutas típicas como o cupuaçu, bacuri e muruci.
E para quem quer um lanche rápido, opte por um "dogão de Belém" que leva carne moída temperada no lugar da salsicha.

Sabores do Pará no Entreposto Terminal São Paulo
Para quem compra produtos no ETSP, a chance de preparar um cardápio com produtos vindos diretamente do Pará é muito grande. Só em 2017, foi registrada a entrada de 2.405 toneladas de produtos entre frutas, legumes e pescados.
O campeão foi o abacaxi com 1.452 toneladas e logo em seguida a pescada com 773 toneladas.
Além desses, o Entreposto da Capital recebeu carambola, laranja, uva, abóbora, batata-doce, robalo, sardinha, camarão, entre muitos outros.

Comentários