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Dia Mundial do Consumidor, uma reflexão sobre a responsabilidade na hora de consumir




Neste 15 de março, o mundo inteiro celebra o Dia do Consumidor, a peça fundamental para a existência de uma empresa seja ela de produtos ou serviços. Comemorado pela primeira vez em 1983, a data é um importante momento para reflexão sobre o papel consciente e responsável que um consumidor deve ter.
Com a velocidade da tecnologia e a criação de novas relações de consumo, comprar ficou cada vez mais fácil, porém, é imprescindível ter em mente que toda e qualquer decisão de compra deve estar ligada diretamente à educação financeira. Não gastar mais do que ganha, não gastar tudo o que tem e não gastar antes o que ainda vai ganhar são bons norteadores para consumir de forma planejada sem comprometer o orçamento familiar.


O cliente sempre tem razão?

O Brasil é referência mundial quando o assunto é o direito do consumidor, pois possui a mais avançada lei sobre isso. Criado em 1990, o Código Brasileiro do Consumidor (CDC) é um conjunto de normas que visam proteger os direitos do consumidor e disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor (de produtos ou serviços) com o consumidor, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.

O CDC garante que os direitos do consumidor sejam respeitados, mas também deixa bem claro que em todas as relações de consumo, eles também possuem deveres que devem ser cumpridos. Por isso, antes de sair gritando aos quatro ventos que o cliente sempre tem razão em tudo, vale à pena ler e conhecer o Código para não realizar queixas sem fundamento.

O Código de Defesa do Consumidor está disponível em https://goo.gl/4WENhp

Leia mais sobre o Dia Mundial do Consumidor em https://goo.gl/FQLPxK
Imagens: Comunicação CEAGESP

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