Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas



Como o nome já diz, hoje é dia de conscientização. Criado no final de 2011, o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas tem como objetivo fazer com que as escolas promovam o cuidado com os biomas e ecossistemas brasileiros tendo como instrumentos para tal, educadores, jovens e crianças. Porém, como cuidar do planeta é responsabilidade de todos, cabe a cada um independente da idade, também desenvolver uma consciência responsável e repensar suas atitudes perante o meio ambiente. 


A principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas é o aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEEs) como o dióxido de carbono (CO2) e a ação humana é a grande intensificadora da situação, seja por queima de combustíveis fósseis para fornecimento de energia ou por desmatamento.


Além disso, tem sido cada vez maior a degradação ambiental, a perda da biodiversidade e o desgaste de recursos naturais do mundo, que juntos, contribuem para a elevação do nível do mar, do derretimento das geleiras e da constante mudança nas temperaturas, o que impactam diretamente na vida da população. E cientistas afirmam: caso não haja uma mudança com ações eficazes para a redução desses gases, o planeta continuará se aquecendo e a situação só vai piorar.


Ampliar o uso de energias renováveis, melhorar a eficiência energética e reduzir o desmatamento são ações que precisam ser tomadas enquanto é tempo, mas no dia a dia, cada um também pode fazer sua parte, o que não é difícil. Usar os recursos naturais com responsabilidade, consumir bens, produtos e serviços com consciência e reduzir o consumo de energia são simples ações que devem ser adotadas por todas as gerações. O planeta agradece!
Imagem: Internet

Comentários