Pular para o conteúdo principal

Outono chega e com ele mudanças estão por vir

Amanhã, dia 20 de março às 13h15, segundo o horário de Brasília, começa o outono que vai até o dia 21 de junho às 7h07. Essa estação é a transição entre o clima quente e úmido do verão e às temperaturas amenas e secas do inverno. Por isso é normal que nos próximos meses as características do outono sejam mais parecidas com o verão e com o passar do tempo se aproximem do inverno.

Por que existe um horário certo para o início da estação? É simples! Essa é a hora exata em que o Sol manda toda a sua energia de forma igualitária para os hemisférios norte e sul e acontece o chamado equinócio, a terra fica iluminada de forma igual.

No Brasil, com o início do outono a primeira mudança no clima será a redução das chuvas, o que é normal para o período. Com o passar dos meses, as noites tendem a ficar mais longas que os dias, a incidência dos ventos aumenta, temperaturas caem, aumentam os nevoeiros pela manhã e a umidade do ar diminui.


Não tem como pensar no outono e não lembrar das folhas caindo. Por ser uma estação de transição, o outono remete à mudanças. Árvores que antes eram lotadas por milhares de folhas, começam a ficar cada vez mais vazias, até que algumas percam por completo a sua folhagem. Algumas pessoas acreditam que, assim como as árvores, o início de um novo período é um bom motivo para mudar. 

Que tal mudar começando pela sua alimentação?

Confira a tabela com o sazonalidade dos alimentos, isto é, o melhor período para que eles sejam consumidos e programe-se para ter uma alimentação mais saudável e começar o outono com o pé direito!

Comentários