Pular para o conteúdo principal

Grande quantidade de cálcio faz batata doce rosada ser boa para os ossos

Foto: Hortiescolha
Alimento possui cinco vezes mais nutrientes que batata-inglesa
 
Não é à toa a indicação de nutricionistas para a presença da batata doce rosada nas refeições diárias. O alimento é rico em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa.

Nativo das Américas, este carboidrato é considerado “do bem”, pois estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórico do que a inglesa, ele ajuda a emagrecer.

A batata doce rosada possui baixo índice glicêmico, ou seja, a sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando gradualmente a glicose na corrente sanguínea e sem estimular muito a insulina (hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras).

Mesmo sendo esse alimento benéfico para a saúde, é bom frisar que, embora tenha muitos benefícios e auxilie no emagrecimento, é importante dosar a quantidade de batata doce ingerida, porque em excesso e sem a prática de atividades físicas, ela pode engordar.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce rosada é prepará-la cozida e com casca. Também pode ser assada ou consumida na forma de purê e de chips. Não é recomendado fritar, pois a fritura aumenta a gordura na batata doce, prejudicando a sua saúde. O sabor adocicado combina com canela, mel, coco e noz-moscada. O tubérculo pode substituir a batata-inglesa em pratos como sopa, bacalhoada, purê e salada.

Comentários